
O governador Rafael Fonteles autorizou, por meio de decreto publicado nesta quarta-feira (9), a realização de um novo concurso público para a Polícia Civil do Piauí. Ao todo, serão ofertadas 200 vagas imediatas, além de cadastro de reserva com o mesmo quantitativo.
O concurso contempla 30 vagas para Delegado de Polícia Civil, 150 vagas para Oficial Investigador de Polícia, cargo recém criado e que unifica funções investigativas, e também 20 vagas para Perito Oficial Criminal, distribuídas entre as especialidades de Perito Criminal, Perito Médico-Legista e Perito Odonto-Legista.
De acordo com o decreto, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-PI) será a responsável por conduzir o certame, elaborando o edital e definindo as etapas e normas do processo seletivo. O edital deve conter detalhes sobre as fases do concurso, requisitos, conteúdo programático, carga horária, remuneração e demais regras.
O decreto estabelece prazo de oito meses, contados a partir da publicação, para que a SSP-PI publique o edital do certame. A realização do concurso é respaldada pela Lei Complementar nº 318/2025, que reestruturou os cargos da Polícia Civil, e ocorre em meio à necessidade de recomposição do efetivo e modernização da força policial no estado.




