
O prazo de adesão dos municípios ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) foi prorrogado e pode ser realizado até a próxima quinta-feira (26). As cidades que já estão com o cadastro ativo no programa também devem preencher o formulário com as informações sobre as atividades desenvolvidas durante o 1º quadrimestre de 2025.
O programa tem como objetivo reduzir o número de mortes por doenças causadas pelo tabagismo, promovendo a diminuição da prevalência de fumantes. Só em 2024, o PNCT beneficiou um total de 4.579 pacientes que iniciaram o tratamento. Atualmente, 134 municípios piauienses já realizam o preenchimento regular do formulário e mantêm o cadastro ativo no programa.
O formulário de inscrição está disponível em: https://forms.gle/2NiiEmgod3rcJuvX9
“É importante que o gestor realize essa adesão para oferecer o tratamento aos fumantes do seu município. Esse tratamento é gratuito e inclui toda a medicação, além dos materiais informativos necessários para a condução do programa”, destaca Luciana Sena, coordenadora estadual de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi).
Os municípios que aderiram ao PNCT poderão inscrever suas equipes de saúde no “Curso de Tratamento ao Fumante no SUS”, promovido pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). A capacitação será realizada nos dias 8 e 9 de julho de 2025, pela internet.




