Início Destaque FOTOS: Furtos de água são detectados pela Agespisa em vários municípios

FOTOS: Furtos de água são detectados pela Agespisa em vários municípios

Desvios de água de adutoras têm prejudicado a população de vários municípios

Funcionários da Agespisa detectaram grandes desvios de água de adutoras na região de Simões, Caridade, Jacobina, Patos e Curral Novo. De acordo com o gerente regional do órgão, Sérgio Alves, os furtos aconteciam para abastecer criatórios de peixes, irrigação, formação de pequenos açudes, encher cisternas e até piscina.

Com uma tubulação clandestina, os canos da Agespisa são furados e os desvios são feitos para propriedades particulares.Com o desvio, a população deixa de receber água em suas residências.

Sérgio Alves fala ainda que nessa última operação realizada pela empresa, com o apoio da Polícia Militar da região e muitas vezes do exército, já foram detectados mais de 20 desvios.

“É um trabalho conjunto que a gente já vem fazendo com certa frequência. Alguns açudes que abastecem várias cidades, nós ligamos uma adutora, tubulação de água da Agespisa, que abastece três cidades, as vezes abastece cinco cidades. […] A água é captada no açude, é tratada e distribuída para essas cidades, o que acontece muito, se não estiver enganado, essa é a quarta, quinta operação na região, no decorrer de uns dois anos pra cá, o pessoal fura a rede da Agespisa, antes das cidades, na zona rural e efetuam o desvio de água, com tubulação clandestina para dentro de propriedades particulares”, explicou.

O gerente regional fala que o ato é caracterizado como furto e levado à polícia. Ele garante que o trabalho de fiscalização nas adutoras será contínuo, a fim de evitar que a população seja prejudicada com a falta de água.

CONFIRA O ÁUDIO
-SÉRGIO ALVES
: