No dia 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, e para não passar em branco, o Hemocentro Regional de Picos realiza atividades alusivas à data durante todo o dia de hoje em sinal de agradecimento pelo gesto de solidariedade dos doadores.

Segundo a assistente social do hemocentro, Ana Paula Batista, o objetivo, além da conscientização, é aumentar os estoques do banco de sangue, que estão em baixa. Ela explica que a meta da campanha “Junho Vermelho” é atingir 4 mil bolsas de sangue.

“Hoje o hemocentro está só gratidão quero agradecer, e convidar a todos para essa campanha, e é com sentimento de gratidão que a gente recebe os novos doadores e os antigos”, disse.

A presidente da comissão dos direitos da saúde e da assistência social da OAB, Tamires Eidelwein, falou como surgiu a parceira da OAB com Hemocentro e destacou que durante todo ano será trabalhado com a classe de advogados a importância de ser um doador.

“A nossa comissão se engajou na campanha e escolhemos hoje para dar o ponta pé inicial na doação do sangue e trabalharemos todo o mês junto nesta campanha”, disse.

Critérios para doação de sangue:

  • Estar bem de saúde e ter entre 18 e 69 anos. Jovens a partir dos 16 anos já podem doar caso tenham autorização do responsável. O modelo estará disponível no hemocentro.
  • Não estar em jejum.
  • Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.
  • Pesar mais de 50kg.
  • Não ter feito cirurgia de grande porte a menos de seis meses e de pequeno porte a menos de três meses.
  • Não ter feito tratamento dentário a menos de 7 dias.

Não estar grávida ou amamentando (mães que amamentam devem aguardar a criança completar 12 meses de vida). Em caso de parto normal, aguardar 3 meses; se cesariana, aguardar 6 meses. Não estar gripado ou ter tido febre nos últimos 7 dias. Não ter diabetes, cardiopatia e nem ter contraído hepatite após os 11 anos de idade. Caso tenha tomado vacina contra gripe, deve-se aguardar 48h; as demais vacinas com bactérias/vírus vivos, por exemplo sarampo e febre amarela, deve-se aguardar 4 semanas.

Não ter doado sangue a menos de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres). Não ter tido comportamento de risco para contaminação pelo HIV. Não ter ingerido álcool nas 12 horas antes da doação. Não ter feito uso de drogas injetáveis ilícitas. Não ter feito piercing, acupuntura ou tatuagem a menos de 12 meses. Não ter feito endoscopia ou colonoscopia nos últimos seis meses.

Confira as entrevistas

Ana Paula Batista

Tamires Eidelwein