Hemocentro Regional de Picos - Reprodução

A assistente social do Hemocentro de Picos, Valdenia Leite Barros, conta que no período Carnavalesco é comum as pessoas esqueceram de realizar doações de sangue, segundo ela é necessário que o estoque, neste período, seja maior que 40 %, pois a demanda aumenta.

“ O Hemocentro regional de Picos está com o número muito baixo de doações de sangue, geralmente nessas datas festivas os doadores desaparecem e aumenta a demanda, por isso, estamos realizamos campanhas e mobilização”.

A assistente social destacou alguns benefícios de ser um doador. “ Além de você estar salvando vidas faz um checape geral de exames, e recebe uma carteirinha de doador que dar direito à isenção de taxa em concursos”.

Requisitos

» Ter entre 16 e 69 anos de idade (menor de 18 anos deve apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor/guardião);

» Pesar mais de 51Kg e ter IMC maior ou igual a 18,5 (descontar o vestuário);

» Não estar em uso de medicamentos;

» Apresentar documento oficial com foto (original ou cópia autenticada em cartório), em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade. Documentos aceitos: carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira profissional emitida por classe ou carteira do doador da FHB. Não são aceitos crachás funcionais nem carteiras estudantis;

» Dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação;

» Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;

» Não fumar duas horas antes da doação.

Confira a entrevista

Valdenia Leite Barros