Confirmando a informação antecipada pelo Grande Picos no último dia 22, o prefeito Walmir Lima (PT) anunciou, na tarde desta terça-feira 26, o corte de 500 servidores contratados da Prefeitura Municipal de Picos. A medida tem o objetivo de equilibrar as finanças do município e prevê uma economia de R$ 600 mil mensais.
Os cortes afetam contratados de diversas secretarias municipais e, conforme a secretária de Governo Maria Santana na página oficial da Prefeitura de Picos, são necessários para que o município possa enxugar a máquina administrativa e mantê-la funcionando.
Apoio da Base
Na quarta-feira 20, o prefeito Walmir Lima (PT) se reuniu com o grupo que compõe a base de apoio ao Poder Executivo na Câmara Municipal. Durante o encontro, fez uma apresentação da situação das finanças do município e foram avaliados os projetos que estão em andamento e as medidas para conter despesas.
Na ocasião, Walmir Lima disse que a conversa com os parlamentares foi produtiva e girou em torno do projeto de manutenção do equilíbrio financeiro da gestão. “Passamos o relatório do que nós fizemos, dos reajustes que foram dados, mas as constantes quedas nas receitas nos obrigam a fazer algumas readequações no plano de governo”, frisou, em referência aos possíveis cortes, agora confirmados.
Confira a nota da Prefeitura de Picos:
A Prefeitura municipal de Picos vem por meio desta nota informar a população sobre a necessidade de alguns ajustes e de enxugamentos na máquina administrativa, tendo em vista que a receita não foi capaz de acompanhar o orçamento previsto devido à crise financeira que assola os municípios brasileiros. Ainda por determinação do Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI) e a fim de conter gastos, o executivo municipal promove a partir do dia 1º de outubro o início de uma nova reestruturação da administração com o corte de todos os contratados. Pedimos a compreensão de todos, pois alguns atendimentos ou serviços poderão inicialmente ficar prejudicados, todavia, precisamos de forma efetiva capitalizar recursos para continuarmos com os trabalhos e a máquina administrativa funcionando.