A cidade de São Gonçalo do Gurgueia, 780 km ao Sul de Teresina, é a primeira cidade do estado a atingir a meta de 100% da população adulta vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Considerando os números totais de vacinados, a cidade atingiu na verdade 101,5% de vacinados entre pessoas com mais de 18 anos. O fato de sediar o maior parque solar da América Latina está entre os motivos que levaram o município com cerca de 3 mil habitantes chegar a atingir a marca.

Isso porque mais de 2,3 mil doses que chegaram à cidade foram destinadas ainda em julho para vacinação dos trabalhadores, que em sua maior parte são moradores de outras cidades. Assim, na contagem geral, eles acabam entrando nas estatísticas do município, mesmo sendo moradores de outras localidades.

Segundo a Secretária de Saúde do município, Raimunda da Silva, estão guardadas algumas doses para os funcionários que ainda não puderam se vacinar.

“Nós temos cerca de 600 doses guardadas para aplicar nos funcionários do Parque que ainda não puderam vacinar por estarem de férias, outros adoeceram de Covid-19 e estão esperando o prazo de 30 dias para se vacinar, entre outros motivos”, declarou.

Outro fato que colaborou para o alcance da meta, segundo a secretária, é que as vacinas logo que chegam a cidade são direcionadas à população.

Campanha de vacinação

A campanha de vacinação na cidade começou no mês de julho com a AstraZeneca e, de acordo Raimunda, a segunda dose será ministrada no mês de outubro, 90 dias após a primeira, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde.

Atualmente, o município está na terceira chamada para o público de 18 a 59 anos, com 130 doses destinadas, entretanto, não há demanda populacional para atender, o que é um bom sinal.

Ainda não foi iniciada a vacinação de adolescentes na cidade. Doses destinadas a esse público ainda serão encaminhadas pela Secretaria de Estado da Saúde.

Casos e mortes por Covid

O município, conforme o painel da Secretaria de Saúde do Piauí, acumula 229 casos da doença com cinco mortes confirmadas até esta sexta-feira (17), já a prefeitura municipal contabiliza apenas três óbitos.

Atualmente, segundo o prefeito da cidade, Paulinho Enfermeiro (Progressistas) os casos estão zerados, e a cidade ainda não recebeu doses destinadas ao público adolescente (12 a 17 anos).

G1 PI