Início Destaque Médico psiquiatra reforça orientações sobre a prevenção do suicídio em Picos

Médico psiquiatra reforça orientações sobre a prevenção do suicídio em Picos

Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de Setembro Amarelo. O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.

Diversas atividades são realizadas com a finalidade de apoiar a causa e alguns exemplos são caminhadas, palestras, balões amarelos, distribuição de folhetos e atendimentos em locais públicos.

Em entrevista concedida ao Portal Grande Picos, o médico psiquiatra Carlos Winston fala sobre o significado da campanha, da importância de falar sobre o assunto e os sinais da depressão que levam ao suicídio.

“Falar sobre o setembro amarelo significa falar de uma campanha de prevenção à uma urgência médica e psiquiatra, que é o suicídio. O suicídio está relacionado a vários problemas de natureza mental como os transtornos ansiosos, transtornos depressivos e outros transtornos como transtorno bipolar, esquizofrenia. É uma emergência falarmos sobre esse tema porque muitas pessoas ainda acreditam que isso não pode acontecer em casa, ou com amigos ou com parentes próximos, e quebrar esse tabu falando sobre o suicídio pode ajudar a educar as pessoas a procurar ajuda mais precoce, iniciar tratamentos antes de chegar a essa gravidade de pensar na morte como uma saída para resolver os problemas. Então é de extrema importância falar sobre esse tema, não só no mês de setembro, mais todos os meses do ano”, explicou Carlos Winston.

Confira a entrevista completa no podcast

O médico psiquiatra, Carlos Winston, atende no Instituto de Medicina Integral, localizado na Rua Francisco Prota, 503, Centro. Informações pelo telefone: (89) 9 9474-2746.