Início Destaque Pacientes e acompanhantes reclamam de demora no atendimento no HRJL

Pacientes e acompanhantes reclamam de demora no atendimento no HRJL

Doentes tomavam soro do lado de fora do hospital, macas se acumularam na sala de espera do Regional

O caos tomou conta do Hospital Regional Justino Luz nesta segunda-feira (22). Durante toda a manhã, unidade de saúde esteve superlotada e tomada por pacientes e acompanhantes que esperaram horas para se consultar com o médico plantonista. Algumas pessoas afirmavam terem tirado a ficha de atendimento às 7h, mas até o meio dia não tinham sido atendidas.

A reportagem do Grande Picos esteve presente no hospital. E o que se pôde observar, na ocasião, é que das 10h até o meio dia o médico plantonista ainda não estava atendendo. Havia, inclusive, uma paciente tomando soro do lado de fora do prédio, com o soro pendurado no portão da unidade. A reportagem também constatou macas espalhadas pelos corredores e muita gente sendo medicada na sala de espera.

Verônica Alves Fialho, que acompanhava sua irmã que estava doente, esperava atendimento desde as 7h. Ela fala da sua revolta com a situação e afirma que o acolhimento no hospital é desumano.

“Eu vim com a minha irmã doente, que estava sentindo muitas dores há duas semanas. Quando nós chegamos no hospital, observamos que está muito lotado, as pessoas não estão sendo atendidas como se deve, porque é direito nosso, muita gente está tomando soro do lado de fora do hospital isso é horrível para um hospital, mesmo que seja público. Eu estou horrorizada, porque vejo as pessoas sofrendo ao meu lado, têm muitas pessoas idosas no balão de oxigênio no corredor, é uma cena lamentável”, pontua.

Verônica Alves disse ainda que foi informada de que apenas um médico estava prestando atendimento e que, naquele horário, estaria almoçando.

“Disse uma das enfermeiras que só tem um médico e esse médico, ninguém nunca nem viu a cara dele. As enfermeiras que estão chamando [os pacientes] e estão se ajeitando como podem, isso é horrível para um hospital como esse”, lamenta a jovem.

OUTRO LADO

A reportagem do Grande Picos procurou a direção do Hospital Regional Justino Luz, mas foi informada que a diretora Patrícia Santos está viajando para Teresina resolvendo assuntos da unidade de saúde e por isso não poderia nos receber. A assessora de imprensa do hospital, Maria Nilza Carvalho, enviou uma nota de esclarecimento.

NOTA

“DIARIAMENTE O HRJL TEM TRÊS CLÍNICOS QUE ATENDEM AO PRONTO SOCORRO, ENFERMARIA E SALA DE ESTABILIZAÇÃO. ALÉM DESTES AINDA 2 ORTOPEDISTAS, 2 CIRURGIÕES E PARECERISTAS.  QUANDO ESTES NÃO ESTÃO DENTRO DO CONSULTÓRIO ESTÃO DANDO ASSISTÊNCIA AOS INTERNADOS. TODO PACIENTE QUE CHEGA AO HOSPITAL RECEBE UMA CLASSIFICAÇÃO QUE PODE VARIAR DE IMEDIATAMENTE A ATÉ 4 HORAS DE ESPERA.

 A DIREÇÃO E AS COORDENAÇÕES TÊM SE EMPENHADO PARA QUE NÃO HAJA NENHUMA NEGLIGÊNCIA NO ATENDIMENTO, ENTRETANTO COM A GRANDE DEMANDA, ALGUNS CASOS MENOS URGENTES E NÃO URGENTES PODEM SER ATENDIDOS APENAS DENTRO DO TEMPO LIMITE DA CLASSIFICAÇÃO.

 A COORDENAÇÃO DA CLÍNICA MÉDICA VAI VERIFICAR TODO ATENDIMENTO DO DIA 22 PARA SABER SE HOUVE ALGUMA IRREGULARIDADE NO SERVIÇO”.