Início Destaque Covid-19: Vigilância Sanitária de Picos intensificará fiscalizações em Picos após decreto

Covid-19: Vigilância Sanitária de Picos intensificará fiscalizações em Picos após decreto

Lúcia Neiva

A Vigilância Sanitária de Picos é o órgão fiscalizador do cumprimento das medidas estabelecidas pelo DECRETO Nº 39/2021, de 24 de fevereiro de 2021. Segundo a coordenadora da pasta, Lúcia Neiva, é necessária uma colaboração conjunta da população e órgãos fiscalizadores para manter Picos em um patamar controlado com relação à pandemia, sobretudo, na disseminação da nova variante da covid-19.

“A Vigilância Sanitária vai seguir o decreto do Estado, então nós vamos continuar com o mesmo trabalho que a gente vem fazendo no sistema pandemia, apenas observando o decreto atual 39/2021 que foi lançado agora pelo município, que é uma cópia do decreto do Estado. A gente pede que a população colabore, que só venha à rua quem realmente tiver uma necessidade, que todos colaborem, não só Picos, os municípios vizinhos também, porque Picos é uma cidade comercial, então tem que ser um trabalho conjunto para que todos possamos realizar esse trabalho”, disse.

Lúcia Neiva mencionou ainda a situação dos bancos da cidade, que sempre estão lotados e com filas gigantescas. Ela pede compreensão por parte das pessoas para evitarem esse tipo de aglomeração e tentarem resolver questões financeiras através de meios virtuais.

A coordenadora também falou das punições passíveis de serem aplicadas caso haja descumprimento do decreto por parte dos estabelecimentos e a sociedade civil.

“No momento a gente procura orientar e pedir para a pessoa não cometer esse tipo de irregularidade. A primeira coisa que a gente faz é advertir, mas se for algo muito grave, infelizmente a gente é obrigado a dar um auto de infração de acordo com a gravidade do fato. O que a gente pede à população é que contribua, nós, graças a Deus, não estamos com essa variante de Manaus, mas todo cuidado é pouco. É muito importante que todos continuem com os cuidados básicos de higiene”, pontuou Lúcia Neiva.

DECRETO N” 39/2021, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2021

A Vigilância Sanitária de Picos não dispõe de um meio de comunicação para receber denúncias, mas a população pode encaminhar um pedido de fiscalização para a Polícia Militar de Picos, que irá auxiliar durante a apuração de denúncias. O contato pode ser feito pelo 190 ou pelo número do COPM: 89 9 9924-6650.