Início Destaque Pablo Santos deixa Fepiserh e retoma o mandato na Assembleia Legislativa

Pablo Santos deixa Fepiserh e retoma o mandato na Assembleia Legislativa

Deputado estadual Pablo Santos (MDB)

O deputado estadual Pablo Santos (MDB) irá retomar as suas atividades na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) a partir desta sexta-feira (12). O parlamentar, que estava afastado de suas atividades legislativas para gerenciar a Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), deixa o órgão e retoma à casa legislativa.

Na Fepiserh, quem irá substituir o deputado Pablo Santos será o farmacêutico Ítalo Rodrigues, que é funcionário de carreira da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), conselheiro federal de farmácia e ex-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Piauí (CRF-PI).

O novo presidente pretende inaugurar, na sua gestão, 20 novos leitos e uma ala de cirurgias cardíacas no Hospital Getúlio Vargas (HGV) e o Centro de Parto Normal e Casa da Gestante no Hospital Justino Luz, em Picos. “Pretendemos continuar o excelente trabalho realizado pelo deputado Pablo Santos”, afirma Ítalo Rodrigues.

Pablo Santos decidiu retornar à Assembleia Legislativa. Durante o período em que presidiu a Fepiserh, ele organizou várias reformas nos hospitais administrados pela fundação e melhorou a infraestrutura das unidades.

Em 2020, a Fepiserh lançou o Programa Bariátrico do Hospital Getúlio Vargas (HGV), que, além da cirurgia bariátrica, oferece acompanhamento aos pacientes com dieta, conscientização e treinamento para o pós-operatório. O serviço foi paralisado devido à pandemia, mas na retomada das atividades, a partir de setembro, o HGV realizou 30 cirurgias bariátricas em apenas três meses.

Ainda no HGV, a Fepiserh melhorou a produtividade do hospital. Em setembro, a unidade de saúde realizou 1.069 cirurgias, 100% a mais que em agosto.

“No último ano, gerenciamos dois hospitais que são responsáveis por 35% dos leitos de UTI da rede estadual. Tivemos o desafio de enfrentar a pandemia, mas ainda assim tivemos êxito. O HGV, por exemplo, foi o hospital que teve mais resolutividade e o que mais internou pacientes com Covid-19”, afirmou Pablo Santos.

Fonte: Ccom