O Aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina, vai a leitão de concessão para iniciativa privada em abril, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). No mesmo dia, outros 21 aeroportos serão leiloados, divididos em blocos em três blocos.

O aeroporto de Teresina, com os aeroportos de Goiânia, em Goiás, São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; e Petrolina, em Pernambuco, formam o Bloco Central.

As propostas deverão ser entregues no dia 1° de abril de 2021. Os 22 aeroportos respondem, juntos, por 11% do tráfego total de passageiros no país. Atualmente, 67% de todo o tráfego nacional está sob administração da iniciativa privada.

Foram definidos valores mínimos de contribuição inicial para cada bloco. Sendo o do Bloco Central: R$ 8.146.055,39. Esse valor é pago imediatamente após o leilão, acrescido do ágio ofertado pela licitante.

A decisão de concessão desses aeroportos ocorreu com a publicação do Decreto Presidencial nº 9.972, de 14 de agosto de 2019, que os incluiu na lista de empreendimentos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal.

G1 PI