Dois detentos da Penitenciária José de Deus Barros fugiram da unidade na madrugada do último sábado (29) por meio da tela de proteção do teto da cela, e até a tarde desta segunda-feira (31), ainda não haviam sido recapturados.
De acordo com o diretor da penitenciária, Sinval Hipólito, um policial militar que estava na guarita da unidade, percebeu quando os dois presos iniciavam a fuga; ele chegou a efetuar dois disparos para tentar intimidá-los, mas os mesmos conseguiram escapar.
Os fugitivos foram identificados como Lafaete Francisco Alves, conhecido como Neguinho, e Gilnete Proprio Galvão, vulgo Gil Neto. Ambos foram presos pelo crime de homicídio e são considerados perigosos.
“São condenados por homicídio e homicídio qualificado, são de alta periculosidade. É por esse motivo que nos traz irritações grandiosas quando acontece fuga, porque nessa unidade prisional não seria para acontecer fugas, mas infelizmente aconteceu novamente. Tivemos aquela fuga, anteriormente, onde 14 detentos fugiram e foram recapturados, mas agora foram dois detentos”, acrescentou.
Sinval Hipólito disse que após tomar conhecimento da fuga, o Poder Judiciário do Piauí e o Ministério Público Estadual foram comunicados para que as medidas cabíveis fossem tomadas.
O diretor destacou que solicitou apoio do 4º Batalhão da Polícia Militar de Picos para auxiliar nas buscas, que conta com duas equipes de policiais penais. As informações podem ser repassadas por meio do COPOM pelos seguintes números: 190 / 89 9 9922-9498 / 89 9 9924-6650 / 3422-1190. A identidade do denunciante será preservada.
Sinval disse ainda que será aberta uma sindicância para apurar as circunstâncias da fuga.
CONFIRA A ENTREVISTA COM SINVAL HIPÓLITO