Uma decisão judicial impede a realização de exames cadavéricos no Hospital Regional de Picos. A delegada Regional de Picos, Laura Carneiro, explicou que de fato houve uma ação Civil Pública no âmbito da Justiça do Trabalho. Segundo ela, com a decisão, não poderão mais serem utilizadas as dependências do hospital e equipamentos para serem feitos perícias, exames cadavéricos e exames atinentes a necrópsias.
A delegada ressalta que foi orientado pela Polícia Técnica Cientifica, determinando que em casos de necessidade de exames cadavéricos ou exames relacionados a necrópsia, todos deverão ser feitos na cidade de Floriano ou Teresina, quando o corpo não estiver em estado elevado de putrefação ou atividades menos complexas.
“A grande dificuldade é que teremos que aguardar a vinda do carro tumba do IML. Aí vem a primeira questão, onde ficar com esse corpo até o translado? Outra dificuldade é que, segundo orientação do departamento, é que um agente público faça o acompanhamento do cadáver, porém, não temos agentes suficientes para isso”, explicou.
De acordo com a delegada, a Secretaria de Segurança Pública está buscando um local para a realização do trabalho da polícia técnica.
“Mas enquanto esse local não é encontrado, todos os corpos serão encaminhados para fora. No caso de vítimas vivas, que necessitem de exames de corpo de delito, os exames continuam sendo realizados no Hospital Regional”, ressaltou a delegada.
Confira a entrevista
Laura Carneiro