Início Destaque Título de eleitor poderá ser regularizado até o dia 6 de maio

Título de eleitor poderá ser regularizado até o dia 6 de maio

O chefe de cartório da 10ª Zona Eleitoral de Picos, Luís Borges, explica a importância da regularização do título de eleitor. Ele ainda reforça que os eleitores que não votaram nem justificaram sua ausência às urnas por três eleições consecutivas, têm até o dia 6 de maio de 2020 para regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral.

“É muito importante estar regular, pois em diversas ações do cidadão, é exigido dele essa quitação. É muito simples fazer a quitação do documento, basta procurar o cartório com a documentação necessária”.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza, em seu Portal na Internet, a emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU)  para quitação de multas eleitorais. O serviço agiliza o atendimento nos cartórios e nas centrais de atendimento da Justiça Eleitoral, onde o cidadão deve comparecer após o pagamento do boleto, munido do respectivo comprovante, para regularizar sua situação eleitoral.

“Depende da situação, se ele deixou de votar em eleições e não justificou, ele tem que comparecer ao cartório para pagar uma multa, tem um prazo para ele justificar após as eleições, o eleitor tem 60 dias para justificar, se ele não fizer a justificativa dentro dos 60 dias, ele pode depois pagar a multa e regularizar”, disse.

O cadastro eleitoral fecha no dia 6 de maio até lá, todas as operações serão realizadas. “ Até 6 de maio todas as operações são feitas, tais como alistamento, revisão e mudança de seção, tudo isso faz até 6 de maio, após isso, o cadastro fica fechado para que se possa fazer as eleições”, concluiu.

Confira a entrevista

Luís Borges