Foi lançado nesta segunda-feira (10) o aplicativo Protege Celular, criado para combater roubo, furto e venda de celulares irregulares no Piauí. Com registros de mais de 10 mil aparelhos furtados no estado, a tecnologia está sendo lançada pela Secretária de Segurança.
De acordo com o diretor geral da Agência de Tecnologia da Informação, Antônio Torres, a tecnologia vem para ajudar o cidadão. “Essa iniciativa vem para ajudar mais o cidadão, o aplicativo está disponível a partir de hoje nas plataformas digitais. A pessoa pode baixar, é bem simples e pode cadastrar mais de um celular”, disse.
Ao comprar o celular a pessoa já pode realizar o cadastro, com isso tanto a polícia como o próprio usuário poderá saber se o aparelho é fruto de roubo.
Na hora de cadastrar o aparelho, é necessário informar o endereço de e-mail, caso não seja possível, a tecnologia vai disponibilizar o código – *#06# – para que qualquer usuário tenha acesso ao sistema do “Protege Celular”.
A orientação é que para em casos de furto, a pessoa imediatamente acesse o aplicativo por um computado para bloquear o aparelho. “Quando o celular for localizado, a polícia vai mandar uma mensagem pelo app avisando a pessoa que o celular foi encontrado”, informou o diretor.