Dezembro é o mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de pele. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), anualmente, são diagnosticados 180 mil casos novos da doença. Ainda segundo o instituto o câncer de pele, apresenta altos percentuais de cura, se for detectado e tratado precocemente. Desde o início do mês vários órgãos ligados a saúde estão realizando campanhas sobre o “ Dezembro Laranja”.

O clínico geral, Dr. Pascoal Gomes, falou sobre a importância de identificar os casos precocemente do câncer de pele e da parceria com os alunos do curso de medicina da Universidade Federal do Piauí, campus de Picos.

“ O objetivo é identificar precocemente os casos de suspeita de casos de câncer de pele, diagnosticar e tratar. Contamos também com uma parceria com os alunos da UFPI, que é muito importante”.

Para o dermatologista, Paulo Vitor Amorim, a campanha Dezembro Laranja, conscientiza a população sobre a prevenção desde a infância, a iniciativa tem como objetivo principal alertar sobre os sinais do câncer de pele para diagnóstico e tratamento precoce.

“O Dezembro Laranja é uma campanha de conscientização promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, no intuído de lutar contra o câncer de pele e seus fatores de risco, nós sabemos que o câncer de pele é o câncer mais prevalente em todo o mundo. Nós temos tipos diferentes, com gravidades diferentes, aí a importância do diagnóstico precoce. […] Até porque nós vivemos em uma região muito quente”.

Confira as entrevistas

Dr Pascoal Gomes

Paulo Vitor Amorim