Início Destaque Novembro Azul: Paciente que teve câncer de próstata fala como enfrentou a...

Novembro Azul: Paciente que teve câncer de próstata fala como enfrentou a doença

Foto: Jaqueline Figueiredo

No mês de conscientização sobre o câncer de próstata, alguns órgãos realizam campanhas para orientar os homens sobre a importância de se cuidar. Nossa equipe conversou com o senhor Antônio Rodrigues, 57 anos, que descobriu no ano passado que estava com câncer de próstata depois que realizou alguns exames. Ele relatou como descobriu a doença e o que mudou na sua vida depois do diagnóstico.

“É preciso se cuidar. Você pensa que não sente nada, aí vai fazer o exame e descobre. Eu mesmo não sentia nada. Minha irmã me chamou para que eu fizesse o exame, e quando o fiz, descobri. O médico fez o toque e já veio dizendo que eu tinha câncer de próstata. Perguntou se eu tinha algum plano de saúde, respondi que não. Perguntei a ele o preço da cirurgia e ele disse que era R$ 13.000,00 (treze mil reais). Então minha irmã pagou para que eu fizesse”.

Antônio conta que foi encaminhado para o urologista, e foi solicitado ao aposentado a biópsia, para confirmação do diagnóstico, depois da realização do toque retal. Com a confirmação dos exames, o mesmo realizou a cirurgia. “Desde então, a cada três meses, tenho que repetir o exame para saber se a doença voltou”, disse.

Tipos de exames

O câncer de próstata pode ser diagnosticado com a combinação de dois exames. O primeiro é a dosagem do PSA, que é o exame de sangue que avalia a quantidade de antígeno prostático específico. Já o toque retal, que é atravessado pelo preconceito, tem o objetivo de avaliar a próstata, que é uma glândula que fica em frente ao reto. Ele permite ao médico palpar a próstata e perceber a existência de caroços ou tecidos endurecidos.

Confira a entrevista

Antônio Rodrigues