O Núcleo Municipal do Partido Novo na cidade de Picos promoveu na noite desta nesta quinta-feira (10) um seminário onde foi a apresentado o projeto “Custo Piauí”. O evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal e contou com a participação do advogado André Portela, idealizador da plataforma.
Segundo o advogado, o objetivo da ferramenta é oferecer uma forma de a sociedade fiscalizar a aplicação dos recursos públicos. A plataforma é um projeto onde as pessoas poderão, de forma fácil, rápida e didática, acompanhar a aplicação dos recursos públicos por parte dos governantes. “A ideia é fornecer informações para que a sociedade possa fazer seu papel, que é fiscalizar como é gasto o nosso dinheiro”, disse ele.
Ainda de acordo com André Portela, já existem experiências exitosas no uso da ferramenta, na oportunidade, ele citou como exemplo a cidade de Teresina.
Para o médico Maurício de Sousa, coordenador do núcleo do Partido Novo no município picoense, o evento atendeu a expectativa dos originadores. “Desde o começo do ano que a gente trabalhava para trazer esse evento e a presença dos cidadãos nos deixa felizes. O Custo Piauí é exatamente aquilo que o Partido Novo tenta trazer para a sociedade brasileira, que a ideia que o cidadão precisa parar de reclamar dos políticos e partir para ação, fazer alguma coisa na prática que ajude a transformar o ambiente político e a qualidade dos serviços que os políticos ofertam para a gente”, pontuou.
O coordenador disse que espera que não ocorra resistência por parte dos gestores do município com relação à proposta. Ele ainda destaca que o trabalho não tem o cunho punitivo, mas almeja permitir que o cidadão fiscalize com mais facilidade e que os gestores e legisladores precisão economizar ao máximo possível o dinheiro que a população repassa para o governo.