Aconteceu na manhã desta terça-feira (20) a solenidade de colação de grau do Curso de Formação Inicial e Continuada do Pronatec dos reeducandos da Penitenciária José de Deus Barros. Dezessete detentos receberam a certificação do Curso de Microempreendedor Individual.

O evento contou com a presença do secretário de Justiça do Estado, Carlos Edilson, que destacou a importância das ações educacionais para a ressocialização das pessoas privadas de liberdade.

Secretário de Justiça do Estado, Carlos Edilson,

“É uma ação extremamente importante porque nós temos que fomentar e dar oportunidade a esses reeducandos, às pessoas que estão privadas de liberdade para que possam, aqui dentro do sistema penitenciário, aprender alguma lição, para que ao sair eles possam utilizar”, disse.

O diretor da unidade prisional de Picos, Sinval Hipólito, destacou que o trabalho que é desenvolvido na penitenciária de Picos tem o objetivo de profissionalizar o detento para que ele possa ter uma nova chance quando deixar a prisão.

Sinval Hipólito

“A gente classifica com grande alegria, porque isso nos traz a tranquilidade de saber que a gente está fazendo um trabalho de maneira responsável e positiva para cada um detento, para seus familiares e para o sistema prisional como um todo”, acrescentou.

Josimar Holanda Nunes, é um dos dezessete detentos que recebeu a certificação, ele está preso há mais de seis anos e falou da importância da educação em seu processo de ressocialização.

Josimar Holanda Nunes

“Para mim é muito gratificante, a gente receber um certificado, além da gente ter aprendido um curso, a gente também ganha a remissão, junta o útil ao agradável. É muito gratificante o reeducando, todos nós sabemos que a educação é fundamental para que possamos sair daqui pessoas melhores”, contou.

Josimar é um dos presos em Picos que mais prestou o Enem durante a reclusão.

O secretário de Justiça do Estado falou ainda que todas as unidades prisionais do Piauí estão sendo desenvolvidos projetos educacionais para detentos.

Veja mais imagens