Início Destaque ADAPI está trabalhando nos municípios para evitar a proliferação da peste suína

ADAPI está trabalhando nos municípios para evitar a proliferação da peste suína

Após a confirmação de dois casos de Peste Suína no Piauí, Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI) está tomando várias medidas para erradicar a peste suína no estado.

O médico veterinário da ADAPI de Picos, Edilton Pedro, explicou como o órgão está trabalhando nos municípios para evitar a propagação da doença. Ele enfatizou que a peste suína não é transmitida para o ser humano, sendo uma doença exclusiva de suínos domésticos e javalis.

“Os procedimentos que nós estamos executando é através da vigilância de barreira, visitas nas propriedades e nas feiras. Estamos orientando e proibindo a venda de animais, não só para Estado do Piauí, mas do Piauí para outros estados, como também nas propriedades e municípios diferentes”, disse.

Ele alerta que se o proprietário perceber alguns sintomas da doença, deve procurar o escritório da ADAPI para que o técnico faça a notificação. Caso o animal seja diagnosticada com o vírus, o mesmo será sacrificado. ”Procurem o escritório da ADAPI para que possam solicitar a visita dos veterinários até sua propriedade, e que possam fazer um diagnóstico mais seguro e providenciar coleta de material para exame laboratorial se houver necessidade”, explicou.

Sintomas da doença  

Hemorragia, que pode levar à morte; febre alta; falta de coordenação motora; orelhas e articulações azuladas; vômitos, diarreia; falta de apetite; esterilidade e abortos; leitões natimortos ou com crescimento retardado. Entre as características da doença estão também o agrupamento de animais nos cantos das pocilgas e a morte após quatro e sete dias do início dos sintomas.

Confira a entrevista

Edilton Pedro