A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI) de Picos está realizando o Cadastramento de Estabelecimento Rural e Exploração Agropecuária que são propriedades que ficam em pontos de áreas de risco. De acordo com o médico veterinário da ADAPI em Picos, Edilton Pedro, as áreas consideradas de risco são BR’s, matadouros, lixões, feiras agropecuárias e parque de vaquejada. Os cadastros são realizados durante todo o ano.

“Tem uma série de requisitos que a gente considera como área de risco e pontos de risco. A fiscalização é feita no local, e como já temos o cadastro, seguimos uma meta a cumprir, não só em Picos, mas nos dez municípios”, explicou Edilton.

O veterinário explica que não tem um número exato de animal para que o proprietário faça o cadastro. O cadastro é  realizado na Adapi e são necessários os documentos da propriedade e documentos pessoais no ato da inscrição. É obrigatório pagar uma taxa, que custa em torno de R$:17,00.

“Depois de feito o cadastro, se ele tiver animais, acrescentamos no cadastro. Com relação a bovinos, é outro detalhe, o gado bovino entra no cadastro da propriedade e sai como o GTA”.

Boa parte dos criadores já possuem seus cadastros junto ao órgão devido ao acompanhamento das vacinações e emissão do Guia de Transito de Animais (GTA) que assegura a movimentação e negociação de rebanhos.