A ala governista da bancada federal do Piauí no Congresso espera para logo depois do carnaval a definição do palácio do Planalto a respeito das indicações para os cargos federais no estado. A bancada já se reuniu e discutiu a distribuição de cargos. Dessa discussão participaram nove representantes que darão apoio político ao governo de Jair Bolsonaro (PSL). Os quatro que farão oposição não entraram no debate.
A interlocução entre a bancada governista e o Palácio do Planalto está sendo feita pelo deputado Átila Lira (PSB), que é o coordenador da representação federal piauiense. Átila já recebeu indicações dos critérios, bem como uma ideia do prazo para essa definição ocorrer: após o período carnavalesco. É ele quem leva a lista de cargos e o que caberia a cada parlamentar.
A maioria dos cargos segue nas mãos dos mesmos parlamentares que antes haviam indicado seus dirigentes no estado. Ciro Nogueira, por exemplo, pretende manter a indicação do dirigente da Codevasf, assim como Átila deve indicar os dirigentes da Funasa e da CPRM. Só será diferente se o Planalto fizer alguma ressalva particular.
Oposição ao governo Bolsonaro:
Senador Marcelo Castro (MDB) e deputados Rejane Dias (PT), Fábio Abreu (PR) e Assis Carvalho (PT).
Vão participar do Governo Bolsonaro:
Senadores Ciro Nogueira (PP) e Elmano Ferrer (Pode) e os deputados Átila Lira (PSB), Júlio César (PSD), Flávio Nogueira (PDT), Iracema Portela (PP), Margarete Coelho (PP), Marina Santos (SD) e Marcos Aurélio Sampaio (MDB).
Os cargos de cada parlamentar:
SENADORES:
– Ciro Nogueira Codevasf
– Elmano Ferrer DNIT
DEPUTADOS:
– Átila Lira Funasa e CPRM
– Júlio César Correios e Incra
– Flávio Nogueira INSS
– Iracema Portela DNOCS e IPHAN
– Margarete Coelho Conab e SPU
– Marco Aurélio DNPM e ICMBio (se não houver fusão com Ibama)
– Marina Santos Ibama