O governo estadual informou na tarde da última terça-feira (12) que não dará o aumento de 4,17% para os professores.  Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí- (SINTE) Regional de Picos, Gisele Dantas, o sindicato já protocolou vários ofícios solicitando uma audiência com o governo, mas até o momento não houve nenhum retorno. Na próxima segunda-feira, a categoria irá realizar uma manifestação em prol do reajuste salarial.

“Vamos sim lutar pelo nosso reajuste que é garantido por lei, no ano passado nos tivemos uma grande luta, mas conseguimos um reajuste no vencimento, então nós estamos ouvindo a classe e buscando sugestões e alternativas de luta para que a gente consiga esse reajuste que é garantindo por lei”, disse.

A sindicalista lamenta e diz que na Rede Estadual de Ensino, há muitos anos essa prática vem se efetivando pelo governo, onde os professores não são motivados a iniciarem o ano letivo, pois segundo ela, além do problema referente ao reajuste do piso salarial, as escolas não têm uma boa estrutura, falta lotação de professores e o transporte escolar. “Falta de compromisso, descaso e desorganização do governo em valorizar os profissionais da educação e as escolas públicas”, resumiu.

A presidente do sindicato não descartou uma nova greve, mas de acordo com ela, a prioridade nesse momento é terminar o ano letivo de 2018, para os alunos não ficarem no prejuízo.

Confira a entrevista

GISELE DANTAS