A Polícia Rodoviária Federal do Piauí (PRF-PI) divulgou na manhã desta segunda-feira (15) o balanço final na Operação Nossa Senhora Aparecida, que intensificou a fiscalização nas estradas federais que cortam o estado durante os últimos quatro dias em razão do feriado da última sexta-feira (12).
Entre os dias 11 e 14, a PRF contabilizou um total de 623 autuações a motoristas infratores, o que resulta em uma média de 155 ocorrências por dia. Deste total, mais da metade foi autuações por excesso de velocidade (499). Em seguida aparecem as atuações por ultrapassagem proibida (112), autuações por não uso do capacete (53) e alcoolemia (12). As autuações por alcoolemia resultaram em duas prisões.
Vale destacar que a segunda infração mais registrada, as ultrapassagens proibidas, é a que mais resulta em acidentes com mortes nas estradas brasileiras. E falando-se em ocorrências com vítimas fatais, a PRF registrou 14 acidentes com duas mortes nas rodovias piauienses durante o feriado prolongado da padroeira do Brasil. Ao todo, 10 pessoas ficaram feridas nestas ocorrências.
Durante os quatro dias, foram fiscalizadas 1.190 pessoas e 1.122 veículos. Para o inspetor Paiva, porta-voz da PRF, os números estão dentro do esperado para um feriado prolongado. “Os resultados foram dentro da média do que geralmente acontece, embora tenha ocorrido certas violência, se levarmos em consideração que mais de uma pessoa morreu”, explicou.
O Dia