Início Destaque Outubro Rosa: Campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama inicia...

Outubro Rosa: Campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama inicia em Picos

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

A coordenadora municipal da Saúde da Mulher, Ronilce Monteiro, fala das atividades que serão realizadas no município e destaca que o trabalho prevenido é realizado durante todo o ano e apenas neste mês de outubro é que as atividades são intensificadas.

Coordenadora municipal da Saúde da Mulher, Ronilce Monteiro (Foto: Daniela Meneses)

“A abertura do Outubro Rosa vai acontecer na Clínica Integrada de Saúde da Mulher – Clisam, onde vai haver palestras com profissionais especializados na área para repassar as informações de conscientização e prevenção do câncer de mama, a abertura também irá ocorrer em algumas unidades de saúde do município. Essa campanha acontece com mais intensidade do mês de outubro, sendo o laço rosa o principal símbolo do movimento”, contou.

O secretário de Saúde de Picos, Júnior Santos, esclarece a importância de atividades alusivas à prevenção ao câncer de mama. Segundo ele, é necessário que a mulher e toda a família estejam atentos, pois quando diagnosticado em tempo hábil, a doença é mais fácil de ser curada.

Secretário de Saúde de Picos, Júnior Santos (Foto: Daniela Meneses)

“O importante é você prevenir, que a mulher se previna, faça o autoexame, se sentir alguma coisa diferente, procure um serviço especializado. Aqui no município, a gente tem a Clisam, o atendimento é oferecido gratuitamente pelo município à população feminina e também o exame específico em casos de alguma suspeita. A nossa secretaria também dispõe da mamografia e ultrassom de mama para que venha ajudar o médico especialista a esclarecer o diagnóstico. O importante é que a gente descubra com antecedência para que a mulher se cure logo desse mal, para não vir acontecer um mal maior. As mulheres já estão conscientes disso, o câncer é curável, quanto mais cedo se descobrir, melhor”, explicou.

É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

CONFIRA AS ENTREVISTAS:
RONILCE MONTEIRO-

JÚNIOR SANTOS-

Texto: Danila Azevedo