A Coordenação do Cadastro Único do Bolsa Família de Picos está fazendo o cruzamento de dados para excluir pessoas que não se encaixam dentro do programa.

De acordo com a gestora da pasta, Duscleude Rego, já foram identificadas muitas pessoas que estavam recebendo o benefício sem ter direito, ela conta que essas pessoas serão retiradas do programa.

coordenadora do Cadastro Único do Bolsa Família, Duscleude Rêgo (Foto: Daniela Meneses)

“A gente tem as famílias que passam por cruzamento de dados com alguns órgãos e identifica algumas irregularidades e são essas famílias, onde são identificadas as irregularidades, que correm o risco de perder o benefício, mas é o benefício do Bolsa Família, isso não quer dizer que essas famílias vão sair do Cadastro Único, porque o perfil de renda do Cadastro Único é um e do Bolsa Família é outro”, explicou.

Duscleude Rego comenta sobre alguns perfis incompatíveis identificados em Picos. Ela conta que há pessoas que recebiam o benefício e tinham poupança na Caixa Econômica Federal, que é o banco pagador do Bolsa Família e um dos critérios para receber o provento, é não ter nenhum tipo de renda.

“As informações do Cadastro Único são autodeclaratórias, ou seja, as famílias vêm aqui e a gente tem que acatar tudo que elas nos dizem […] e há uma necessidade muito grande da gente cruzar os dados dessas famílias com o INSS, o Detran, o Ministério do Trabalho e aí, se tiver alguma renda a mais, nesse caso a família já não vai se enquadrar”, argumentou.

CADASTRO ÚNICO
O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.

Estão inscritas no cadastro famílias de baixa renda, que ganham até meio salário mínimo por pessoa, ou que ganham até 3 salários mínimos de renda mensal total.

CONFIRA A ENTREVISTA COM DUSCLEUDE REGO-