Com as altas temperaturas ocasionadas devido ao período de B-R-O-BRÓ, os cuidados em relação à saúde e à alimentação devem ser redobrados. De acordo com a nutricionista Érica Leal, existem três pontos principais que devem receber mais atenção, que são a hidratação, alimentação e os cuidados com o meio ambiente.
Nos ambientes climatizados, a orientação é de que seja colocado bacias de água ou toalha molhada, pois ajudam a aumentar a umidade do ar, o que contribui para uma melhor respiração. Em relação à alimentação, deve-se evitar bebidas diuréticas, como refrigerantes, chás e café. Já no que se refere ao meio ambiente, devido a poluição do trânsito, o indicado é que a população ande com máscara para evitar que o atrito dos poluentes atinja a mucosa nasal.
A alimentação deve ser balanceada, abrangendo todos os grupos alimentares, dando preferência a proteínas magras e gorduras poliinsaturadas, pois agilizam no processo de digestão. A especialista orienta ainda o consumo de verduras e frutas que tenham uma base de água maior, como melancia, abacaxi e laranja.
“Ter dificuldade ao respirar, apresentar boca ressecada e pele e cabelos secos, são os principais sintomas causados por uma má alimentação”, disse.
Crianças, idosos e portadores de doenças crônicas devem receber mais cuidado nesse período de altas temperaturas, pois são esses os pacientes que têm uma maior perda de sensibilidade à sede.
Ainda de acordo com Érica Leal, a precaução devido a prática de exercícios deve ser redobrada, por conta de uma maior transpiração nessa fase, a hidratação de dentro para fora se torna ainda mais importante, ingerir muita água, suco, chás -sem função diurética- e água de coco auxiliam na prevenção de doenças e ressecamento.
CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA COM ÉRICA LEAL-
Texto: Simone Alencar