O sofrimento da ursa Marsha, que estava abrigada no parque zoobotânico, em Teresina, finalmente chegou ao fim. O animal que visivelmente estava em situação de estresse por conta do forte calor da capital foi encaminhado ao santuário Rancho dos Gnomos, localizado no interior de São Paulo. A chegada da ursa no local ocorreu por volta das 3h da manhã desse sábado (22). O momento foi compartilhado nas redes sociais da ativista Luisa Mell, que estava bastante emocionada com a chegada da Marsha ao local que foi construindo exclusivamente para o animal.

A ursa Marsha possui histórico de sofrimento. Após ser recolhida de um circo onde era vítima de maus- tratos, o animal de regiões frias e temperadas foi abrigado pelo estado do Piauí, que com muito esforço tentou dar as condições adequadas para a perfeita estada de Marsha. No entanto, o clima permanece como uma condição implacável.

A megaoperação de resgate da Ursa Marsha do Parque Zoobotânico, em Teresina durou cerca de 3 horas. A operação de resgate da ursa contou com o apoio de 14 profissionais técnicos, que operacionalizaram o resgate em uma ação que durou cerca de três horas. Foram momentos de muita expectativa. Para que ela entrasse na jaula, foi preciso um silêncio total e foram usados cenoura e mel para atraí-la, uma essência de floral também foi utilizada para acalmar o animal.

A ursa foi do Piauí para o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, no avião da Força Aérea Brasileira (FAB), onde de lá foi encaminhada para o Santuário dos Gnomos. Lá foram realizadas intervenções para receber a ursa. “O santuário realizou uma obra maravilhosa. A área onde Marsha vai ficar tem cascata, cachoeira, área livre e hibernação. A área será ampliada para 2 mil metros quadrados”, listou a presidente da confederação.

Meio Norte