A Prefeitura Municipal de Picos por meio da Secretaria Municipal de Educação reuniu os gestores das escolas municipais para apresentar os resultados do Saeb, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica.
Para desenvolver esse trabalho, a secretaria convidou a especialista em Direito Educacional, professora, pedagoga e pesquisadora da Base Comum, Rizalva Cardoso. A professora Rizalva apresentou o resultado do Saeb de 2017 e propôs medidas, com o intuito de estabelecer um diálogo com os gestores na tentativa de elevar os índices educacionais do município.
Finalizando o plano de trabalho a secretaria vai encaminhar para o poder executivo dialogar com o legislativo e autorizar a implantação do programa no município de Picos.
“Havendo a autorização do programa a secretaria vai começar a qualificar os gestores e implantar o programa nas escolas. São vários componentes e estamos pensando de começar a desenvolver o trabalho no início do ano letivo de 2019. O programa dura até o final do ano, mas as formações com os gestores começam ainda em 2018″. Frisou a Especialista em Direito Educacional, a professora Rizalva Cardoso.
“Inserindo programas de melhoria educacional com uma visão mais voltada para a gestão de pessoas, de recursos e de aprendizagem é possível sim melhorar os resultados nas escolas. Estamos avaliando os erros para não mais cometê-los em 2019, estamos nos preparando e trabalhando com intuito de avançar, porque nosso compromisso é com o alunado”. Lembrou a Secretária de Educação, Rosilene Monteiro.
O Saeb é realizado de dois em dois anos por amostragem de alunos e utiliza diferentes instrumentos de coleta de dados, sendo um deles os testes que têm por finalidade medir a habilidade de leitura em Língua Portuguesa e de resolução de problemas em Matemática dos alunos.
Ccom