Início Destaque Prefeito inaugura espaço do SCFV e promove inclusão social no Assentamento União

Prefeito inaugura espaço do SCFV e promove inclusão social no Assentamento União

Fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. Esses são alguns dos objetivos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que é desenvolvido no município de Geminiano pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e Cras, atendendo a dezenas de pessoas de várias idades.

O Serviço, inicialmente ofertado apenas na cidade, está sendo ampliado com foco na inclusão social da população residente no interior do município. Dentro desse projeto, na noite desta quinta-feira, 24, no Assentamento União, comunidade situada a 18 km da sede, onde residem dezenas famílias, foi inaugurado o primeiro núcleo rural do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

O prédio foi cedido pela Associação Comunitária do Assentamento União, reformado e equipado pelo Governo Municipal para acolher os monitores e usuários do Serviço. No núcleo serão realizadas atividades socioeducativas para as crianças com idade entre 3 e 6 anos, oficinas de capoeira para os adolescentes de 14 a 17 anos, e oficinas de arte terapia para o grupo de idosos. Além disso, a unidade da assistência social poderá ser utilizada para atender outras demandas da comunidade.

A cerimônia de inauguração foi bem prestigiada, contando com as presenças de autoridades e de moradores da comunidade, com destaque para as três faixas etárias público alvo do Serviço, que foram apresentados na abertura. No evento, foi realizada uma apresentação do Grupo de Capoeira que vai ministrar oficina no núcleo.

O objetivo, segundo Maria Helena, secretária de Assistência Social, é aproximar os Serviços de Convivência das comunidade. “Hoje nós temos apenas na cidade, e fica de difícil acesso para os Assentamentos. Então, a gente está com esse projeto de ampliação, levando o Serviço de Convivência para os Assentamentos. Esse é o primeiro a receber o núcleo. Fizemos essa parceria com Associação, que foi fundamental, e o município entrou com a aquisição de equipamentos e servidores. A ideia é levar o projeto de inclusão social também para outras comunidades”, disse.

O prefeito Erculano Carvalho reforçou a importância de aproximar os serviços da população. Segundo ele, o homem do campo tem uma necessidade ainda maior. “Quem mora na cidade geralmente tem mais alternativas. É importante levar essas alternativas também para as comunidades, ocupando o tempo livre dos moradores com atividades educacionais, oficinas, estimulando a convivência entre eles, o que acaba sendo um momento de entretenimento. […] Façam bom uso dos serviços que estamos implantando aqui. A comunidade só tem a ganhar e se beneficiar”, disse.

Em seu pronunciamento, o gestor destacou o olhar que a sua gestão tem tido com o Assentamento União. Além do núcleo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o Governo Municipal também investiu na construção e equipagem de uma Unidade Básica de Saúde e na ampliação da Escola Municipal, ações que proporcionaram melhorias significativas na qualidade de vida da população local. Erculano aproveitou a cerimônia para anunciar mais uma obra, a construção de uma quadra poliesportiva, um compromisso dele com a juventude da comunidade.

A secretária municipal de Planejamento, Maria José Campos, uma das fundadoras do Assentamento União, comemora mais uma conquista para a comunidade. “O sentimento é de felicidade. A nossa história aqui sempre foi de luta. Conquistamos a terra, as casas, e agora estamos tendo a oportunidade de fazer muito mais. Na gestão do prefeito Erculano nós conquistamos o posto de saúde, o melhoramento da escola e a reforma do prédio da Associação pra que venha a funcionar os projetos sociais. O Assentamento União vive um novo momento com essa nova gestão, não só com essas obras, mas pelo trabalho com o agricultores. A feira livre de Geminiano, que é um sucesso, foi iniciada com os produtores aqui do Assentamento. A comunidade está de parabéns. É notório o seu desenvolvimento”, disse.

Mazé Campos, como é conhecida, falou sobre a ideia de levar o SCFV a outras comunidade rurais. “É o nosso sonho, juntamente com o prefeito, fazer essa inclusão em todas as localidades do município. Estamos aproximando a população da gestão, trazendo benefícios sociais. É um projeto de grande relevância para os idosos e para as crianças, jovens.  A nossa preocupação é ocupar o tempo das crianças e jovens, tirando elas do mundo de riscos”, pontuou.

O evento contou, também, com as presenças da primeira dama Leda Carvalho, do presidente da Câmara, Chico Antão, do vereador Nicolau de Moura Neto, dos secretários municipais, Érica Carvalho (de Educação), José Genival, o ‘GG’, (de Saúde), Danilo Sampaio (chefe de Gabinete), Fábio Araújo (de Cultura), Ivonaldo Barbosa, coordenador do Cras, o presidente da Associação, Francisco Cavalcante (Didi), além da equipe de profissionais da Assistência Social, dentre outros.

Cidades na Net