Início Destaque Segunda edição do Justiça pela Paz em Casa será realizada em Picos...

Segunda edição do Justiça pela Paz em Casa será realizada em Picos neste mês de agosto

Nos dias 21 a 24 de agosto será realizado no fórum de Picos a segunda edição da Justiça pela Paz em Casa, o movimento foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais de justiça estaduais. O evento iniciou-se devido o alto índice de violência doméstica familiar contra a mulher.

Após reuniões, foi decidido que o evento seria dividido em três semanas, para serem realizadas dentro do ano e em meses alternados, para que dessa forma fosse possível concretizar ações concentradas, além de proporcionar uma visibilidade maior sobre essa problemática.

Segundo o assistente social do Tribunal de Justiça de Picos, José Francisco do Nascimento, as ações voltadas ao combate contra a violência, tiveram início desde o ano de 2015, mas os tribunais não eram obrigados a organizar esses movimentos, apenas no ano de 2017 os mesmos passaram a fazer parte da política nacional do judiciário.

“Desde o ano passado, todos os tribunais têm obrigação de elaborar essas semanas, elas consistem basicamente em agilizar os processos relacionados à violência doméstica contra a mulher”, disse.

Em Picos será realizado inicialmente uma ação criada pelo Ministério Público de Teresina, o projeto Reeducar, que é voltado para os agressores e tem como intuito ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006), além de agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero. O assistente social contou ainda, que a Lei Maria da Penha determina que deve existir grupos voltados para os agressores.

“O objetivo é fazer com que esse homem reflita sobre a agressão que ele cometeu e que a gente possa contribuir para uma mudança de mentalidade”, completou.

Conforme José Francisco do Nascimento, a estimativa de processos a serem julgados chega em média a 50 e as audiências serão realizadas no período das 8h30 ás 18h na data da realização do trabalho em Picos. A 4ª Vara Tribunal é responsável por atender os casos de violência domiciliar contra a mulher, dois juízes serão responsáveis por conduzir a audiência em Picos.