Início Destaque Pela Solidariedade e Paz, milhares de pessoas participam da 14ª Caminhada em...

Pela Solidariedade e Paz, milhares de pessoas participam da 14ª Caminhada em Picos

O sol chegou forte na manhã deste domingo (09), já convidando as pessoas e as famílias para se unirem e mostrarem para o Brasil e o mundo que a população picoense preza pela solidariedade e luta em defesa da paz. E foi com esse espírito, que pelo 14º ano consecutivo, milhares de pessoas saíram às ruas de Picos, em mais uma edição da Caminhada da Solidariedade e da Paz, promovida pela Diocese de Picos, que esse ano trouxe como tema: “Unidos pela Solidariedade”.

Fiéis e apoiadores se concentraram nas proximidades da segunda ponte sobre o Rio Guaribas, onde aguardaram as caravanas vindas de vários municípios da macrorregião. De lá, os caminheiros seguiram pela Avenida Beira Rio, passando pelo bairro Passagens da Pedras, até a Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, quando o evento foi encerrado com uma celebração eucarística.

 

O bispo diocesano dom Plínio José Luz da Silva, disse que a presença maciça da população é uma prova que o povo picoense é solidário e se preocupa com as pessoas que vivem momentos de aflição e de dor.

“É uma experiência muito valiosa por hoje nós celebramos o dia da criação da igreja. E nesse dia de pentecostes, essa caminhada significa que nós estamos proclamando o valor da fraternidade acima de tudo aquilo que possa ser egoísmo, fechamento. E dizendo que, apesar de todos os sinais contrários, nós acreditamos que estender a mão ao outro, olhar o outro é, ainda, o que há de mais nobre no ser humano”, disse bispo.

Já o Padre Marcos Roberto, coordenador da caminhada deste ano, assegurou que no início ficou preocupado em razão da tamanha proporção que ganhou o evento, porém, o sacerdote frisou que com a ajuda de tantas pessoas, foi possível fazer uma linda caminhada. “Pela participação das pessoas, acredito que atingimos o nosso objetivo. Estamos finalizando a caminhada, mas as ações de solidariedades continuam nesse momento, o meu sentimento é de dever cumprido dessa missão que me foi incumbida de coordenar esse evento”, destacou.

Padre Marcos Roberto

Para o agente da Caritas Diocesana, Jeferson Lima, que integra a comissão organizadora, a atividade atendeu à expectativa da organização e demostrou mais uma vez o espirito solidário dos picoenses. “Graças a Deus e à contribuição da população, fizemos um bonito gesto mais uma vez, participar desta caminhada é colaborar para manter em alta a bandeira da solidariedade e da paz”, frisou.

agente da Caritas Diocesana, Jeferson Lima

O objetivo financeiro da 14ª Caminhada da Solidariedade e da Paz será a conclusão da reforma/construção da casa de apoio a pessoas em situação de rua. Situado na Avenida Senador Helvídio Nunes, 1609, nas proximidades do Centro de Treinamento Diocesano (CTD), bairro Cata-vento, o imóvel está em fase de conclusão.

Casa de apoio a pessoas em situação de rua

Veja mais imagens!