A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo teve início nesta segunda-feira (6) e se estenderá até o dia 31 deste mês. O “Dia D” da imunização acontece no próximo dia 18, onde será realizada uma mobilização nacional contra a doença. Neste dia, todas as unidades básicas da zona urbana do município de Picos vão estar abertas para atender a população.

De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Picos, Valdivânia Pacheco, o público prioritário são crianças de 1 a 5 anos de idade.

“Os pais que não tiverem tempo de levar seus filhos de 1 até menores de 5 anos nas unidades básicas de saúde durante a semana, eles vão ter o sábado para levar seus filhos”, disse.

A coordenadora explica que é obrigatório os pais levarem o cartão do SUS e a caderneta de vacinação para os profissionais avaliar e registrar as doses que as crianças forem tomar.

Valdivânia conta que, atualmente, dez unidades de saúde de Picos possuem a vacina. “No momento temos vacinas da campanha em dez Unidades Básica de Saúde, que é:  Aerolândia, Antenor Neiva, Belinha Nunes, Ipueiras, Cecilia Neri, Morada do Sol, Belo Norte, Paim, Junco e Passagem das Pedras. Então nessas dez Unidades Básicas de Saúde, a vacina já está disponível”, afirmou.

Lembrando que a campanha é indiscriminada, independentemente da quantidade de doses que a criança tenha, tanto de Pólio e Sarampo, eles vão ter que tomar um reforço na campanha, devido ao surto da doença em alguns estados.

Ela acrescenta que a meta é vacinar 95% das crianças. “No município de Picos a gente tem 4.270 crianças, então a nossa meta é vacinar 95% desse total, que dá em média 4.056 crianças, então a meta da campanha é vacinar 95% das crianças tanto contra a Pólio quando para o Sarampo”, disse.

A Secretaria de Saúde conta com dose referente à quantidade de crianças que vão ser imunizadas, 4.300 doses, um total que dará para toda a campanha.

CONFIRA A ENTREVISTA

VALDIVÂNIA PACHECO-