A Prefeitura Municipal de Picos, por meio da Secretaria Municipal está nos preparativos para a 6° edição do maior evento cultural artístico e musical de Picos e região, o Salão do Livros do Vale do Guaribas, SaLiVaG 2018.

O salão acontece em Picos desde 2013 e já faz parte do calendário do município. Para o prefeito de Picos, Padre Walmir, idealizador, o SaLiVaG está entre os grandes eventos do estado. “O SaLiVaG, hoje, está entre um dos maiores eventos do estado do Piauí, e não podemos pensar Picos sem ele. Hoje o salão rende frutos e tem a participação de toda a sociedade de Picos e região”. Pontuou.

Desde o mês de maio 30 escolas do Fundamental II estão trabalhando, dentro de sala de aula, o projeto Soletrando nas escolas, com 5 livros relacionados à competição. “Estamos fechando alguns palestrantes e atrações musicais para o salão e quando surgiu o nome do professor de português, Sérgio Nogueira, do quadro Soletrando do programa do Luciano Huck, pensamos logo em trazer para a nossa realidade. E vai ter premiação. Os alunos adoraram a ideia” Afirmou Rosilene Monteiro, secretária de Educação.

A final do soletrando está prevista para acontecer no SaLiVaG, que ainda não tem data certa . A ideia surgiu após uma reunião com os coordenadores da Seme.

“O intuito é incentivar nossos alunos o gosto pela leitura, transformando-a em um hábito e não uma obrigação é esse um dos papéis do SaLiVaG, temos certeza que os alunos vão sair dessa competição, independente do resultado final, mais estimulados a ler”. Ressaltou a secretária.

O Salão é um evento que traz à cidade de Picos e região laser, com shows musicais e uma praça de alimentação e muita cultura através de palestras, lançamentos de obras, vendas de livros e tendas de leituras.

Ascom