A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Polícia Militar do Piauí se unem cada vez mais para diminuir os índices de criminalidade e coibir a violência nas escolas da rede pública do Piauí. Isso ocorre por meio de ferramentas e programas voltados para a educação e disciplina de jovens e adolescentes como a Companhia Independente de Policiamento Escolar (Cipe), o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e o programa Mirim Cidadão.

Criada em 2012 e vinculada diretamente ao Comando de Policiamento Comunitário da PM-PI, a CIPE é responsável pelo policiamento preventivo e ostensivo nas escolas públicas com circunscrição em todo o Estado do Piauí. Em 2017, a Companhia realizou 12.055 visitas às escolas por meio das rondas ostensivas, coibindo as ações de criminosos no ambiente escolar. O resultado do trabalho é perceptível no número de ocorrências atendidas pela Polícia Militar. Em 2016, recebeu 866 chamados nas escolas e, já no ano passado, foram 582 ocorrências, uma redução de quase 70%.

A Cipe tem, atualmente, todo o material com as gravações das câmeras de segurança do sistema de monitoramento da Seduc nos momentos dos delitos, que em sua maioria são arrombamentos e furtos. Segundo o comandante da Companhia, major Marcos Vinícius, esse material será repassado à Polícia Civil para uma investigação dos casos, principalmente, os reincidentes. “Quem ganha com isso são as escolas, os alunos e toda a comunidade escolar. Nossa intenção é diminuir esses índices, combater as pessoas que venham a tentar praticar delitos e melhorar a qualidade ensino nas escolas”, garante.

Já o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é uma vertente do policiamento comunitário, implementado sobre o pilar da prevenção. O Programa é aplicado com o auxílio de uma cartilha que contém 12 lições que abordam o tema drogas, inclusive as lícitas; e, ainda, são trabalhadas a valoração da amizade, o bullyng, as gangues e a violência. De acordo com a capitã Josilene, coordenadora Estadual do Programa, as lições são ministradas a cada semana com duração de 50 minutos de instrução. “Trata-se de uma disciplina que deve integrar a grade curricular do aluno. No final do programa, os alunos participam de uma solenidade de formatura, que é uma grande festa. Nessa ocasião eles recebem um certificado de criança Proerdiana, ou seja, aquela que está capacitada a dizer não às drogas e à violência”, afirma a capitã.

A Seduc também apóia o “Mirim Cidadão”, um importante aliado à segurança pública na prevenção e combate à criminalidade. O Mirim Cidadão é um projeto sócio-educativo-preventivo que assiste crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 a 17 anos, que se encontram em situação de déficit social e/ou de vulnerabilidade social. Ele vem sendo desenvolvido na abordagem das questões sociais mais urgentes como prevenção contra o uso das drogas, educação sexual, ética, moral e construção de cidadania por meio de palestras, oficinas, atividades pedagógicas, esportivas e lúdicas.

“O projeto contempla uma estrutura curricular composta de disciplinas pedagógicas, artísticas, esportivas e lúdicas, que permeiam conhecimentos próprios ao convívio social. Nosso intuito é propiciar um trabalho educativo-preventivo para, juntamente com a família e a sociedade, favorecer espaços de desenvolvimento da cidadania, explica a capitã Enyra Oliveira, coordenadora do Núcleo de Políticas Preventivas da SSP-PI.

Outra parceria entre Seduc e PM é o projeto Cidadão Mirim – Construindo mais Cidadania, voltado para a prevenção primária de crianças e adolescentes com idade entre 06 e 16 anos, por meio de de ações e atividades de educação complementar, dando atenção especial a estes que são o futuro do Piauí. O projeto busca reduzir ainda mais os índices de violência e criminalidade, especialmente aqueles que envolvam menores de idade, por meio de um processo de transformação, integração e educação, envolvendo a Polícia Militar, Secretaria de Educação e Secretaria de Ação Social, criando-se uma rede de proteção aos educandos que participarem do Projeto Cidadão Mirim envolvendo, principalmente, policiais, professores, pais, gestores e alunos.

A Polícia Militar comemora 183 anos neste dia 25 de junho e, para o secretário de Estado da Educação, Hélder Jacobina, a parceria entre as instituições vem gerando bons resultados. “É muito importante para a educação a parceria que PM vem firmando nos últimos anos com a Seduc. Além dos programas e projetos temos ainda a escola militar, que é uma parceria com a PM demonstrando o lado social da polícia e também o trabalho de maneira repressiva e preventiva no combate à criminalidade no ambiente escolar. Queremos parabenizar por mais um ano da corporação e reafirmar o compromisso de manter essas parcerias para que possamos avançar cada vez mais”, comemora o secretário.

Cidade Verde