Na manhã desta quinta-feira (06), a 9ª Gerencia Regional de Educação de Picos, promoveu no Picoense Clube, o V Circuito de Ciências das escolas da Rede Estadual de Ensino do Piauí. No evento foram apresentados projetos de 15 escolas representantes das GREs de Picos, Valença, Fronteiras e Paulistana.

A diretora de Ensino e Aprendizagem da SEDUC Piauí, Maria José Mendes, destacou que esses momentos são fundamentais na educação dos jovens e adolescentes para despertar a curiosidade e futuros cientistas.

“A Secretaria de Estado de Educação durante os anos de pandemia 2020/2021 não havíamos feito, então fizemos essa ação tão importante que é para a Secretaria de Educação, não só, mas para o estudante que tem como objetivo primordial desenvolver o senso investigativo partindo sim daquilo que é do cotidiano, então para gente essas etapas estão acontecendo no período dessa semana em vários polos”.

A gerente da 17ª Gerência Regional de Educação de Paulistana, Paula Campos, falou sobre a importância de os alunos participarem dessa ação.

“Hoje estão reunidos quatro GRE’s, que é a 9, a 7, a 17 e a 16, o intuito é justamente que seja selecionado qual do circuito de ciências, qual projeto se sobressai, levando em consideração que todos foram maravilhosos, graças a Deus todas as escolas se empenharam”, disse.

O aluno da Unidade Escolar Francisco Pereira de Moraes de Fronteiras, Alessandro Lacerda, falou sobre o projeto que sua equipe criou “Criança e consumismo”.

“O projeto nosso é criança e consumismo com obsolescência programada, o projeto trata sobre o consumismo infantil, que é uma coisa que está muito presente hoje na sociedade que estamos vivendo, porque hoje a gente ver que as crianças estão cada vez mais deixando os brinquedos e as brincadeiras de rua de lado, cada vez mais preferindo ir a lojas comprar celular, cada vez mais estão deixando de brincar”, disse.

Confira as entrevista 

Alessandro Lacerda

Maria José Mendes

Paula Campos