O período chuvoso foi generoso para muitas cidades da região Norte piauiense. A chuva foi tanta no mês de abril (principalmente) que, como mostrado pela mídia local, causou danos consideráveis à população de cidades como José de Freitas, onde moradores tiveram de deixar suas casas por conta do risco do rompimento da barragem do Bezerro.
Situação inversa viveu os municípios do semiárido. Com chuvas irregulares alguns dos principais reservatórios da região ganharam fôlego, mas não foi o suficiente para resolver o problema da seca severa, que já dura mais de sete anos.
Ainda é uma incógnita, mas o cenário pode melhorar no próximo ano, de acordo com o climatologista e professor Dr. do curso de Geografia da Universidade Estadual do Piauí Werton Costa.
“A tendência é, aos poucos, caminharmos para uma condição de normalidade. Ainda é cedo para dizer que em 2019 vai ser um ano tão bom quanto em 2018 porque dependemos muitos das condições do oceano. O que sabemos é que nós teremos temperaturas bem elevadas, que já é de costume no B-R-Ó-BRÓ. Isso ainda é uma incógnita para qualquer especialista”, analisa Werton.
Sem recurso para resolver (e nem minimizar) o problema boa parte dos municípios afetados, a exemplo de Acauã, Alagoinha do Piauí e Alegrete do Piauí solicitou ajuda do Governo Federal decretando situação de emergência.
“Um decreto de emergência é uma medida para prevenir um problema que foi identificado pelos órgãos que assessoram o Governo do Estado; então, essas medidas são paliativas, para diminuir os prejuízos apenas”, diz o professor. O pedido de ajuda foi acatado pelo executivo federal.
Por meio do decreto de emergência o Governo do Piauí poderá solicitar ajuda federal para ações emergenciais de abastecimento, como perfuração de poços, construção de reservatórios, além do fornecimento de água potável por meio de operação carro-pipa, nos municípios afetados. A medida também permite que pequenos agricultores tenham acesso aos programas de fomento como o Bolsa Safra e Bolsa Estiagem, além de facilitar a renegociação de dívidas junto aos bancos públicos.
Portal AZ