A campanha de vacinação antirrábica, que teve início no último sábado (09), já imunizou um total de 10.604 animais na zona urbana e rural de Picos. A campanha segue sem data para ser finalizada e os tutores de animais – caninos e felinos – que não imunizaram seus animais podem se dirigir ao Centro de Controle de Zoonoses do município.

De acordo com o coordenador do órgão, Agenor Martins, dos 10.604 animais vacinados, 7.840 animais são da espécie canina e 2.764 da espécie felina. Segundo ele, a secretaria de Saúde e o Centro de Zoonoses já atingiram a meta pactuada junto ao Ministério da Saúde que é de 80%.

O coordenador destacou que, há cinco dias do início da campanha, a procura ainda é considerável. “ A campanha ainda não foi encerrada, pois até hoje a gente está atendendo proprietários de animais que não conseguiram vacinar os seus animais”, disse.

Agenor explicou ainda que o animal que não for vacinado pode oferecer riscos a comunidade, um deles é contraindo doenças que pode ser transmissível para o homem.

“Esse animal pode contrair raiva, uma vez contraindo a doença ele é reservatório, pode agredir outro animal ou agredir ou pessoas da população transmitindo a doença. É uma doença mortal, quando a pessoa é agredida tem que ir imediatamente procurar um posto de referência”, orientou o coordenador.

CONFIRA A ENTREVISTA – AGENOR MARTINS