Foi inaugurado na manhã de ontem (8) as novas instalações do Posto de Assistência Médica de Picos (PAM). O espaço está pronto para receber os pacientes que necessitam de serviços ambulatoriais, portadores de hanseníase ou com suspeita de ter contraído a doença.
De acordo com o coordenador municipal de Controle à Hanseníase, Gilberto Valentim, a entrega do centro é uma medida importante no combate da hanseníase, ele ainda ressaltou que o Ministério da Saúde enviou uma máquina para ajudar no controle da tuberculose.
“A gente estava em uma estrutura pequena, então estávamos procurando uma estrutura maior para poder organizar o atendimento”, resumiu.
Gilberto conta que será ofertado o exame de tuberculose em Picos e que o PAM já conta com uma estufa que será utilizada para fazer à semeadora da cultura, antes os pacientes faziam o exame na cidade de Teresina.
“Nós já temos a estufa para fazer a semeadora, depois que tudo for organizado, vai ter a possibilidade de ser semeada a cultura e mandar só a placa pra fazer a leitura em Teresina, diminuindo o tempo de resposta para o resultado do exame”, disse.
O PAM está localizado na Rua Sitônho Dantas, N º590- Bairro Catavento ( Antigo PSF do Catavento)
CONFIRA O ÁUDIO
GILBERTO VALENTIM-