O Piauí possui cerca de dois médicos para cada mil habitantes, é o que revela o levantamento divulgado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) nesta terça-feira (15). Segundo a instituição, atualmente com 6.399 profissionais com inscrições ativas atuando no estado.

Conforme a pesquisa, a população de médicos no Piauí saltou quase 22% em relação à última Demografia Médica do CFM, realizada em 2020. Naquela oportunidade, o estado contabilizava 5.250 profissionais da área de medicina. 

Apesar disso, os dados revelam que a maior parte dessa população médica se concentra em Teresina. Isso porque enquanto na capital a razão é de mais de sete profissionais para cada mil habitantes, no interior do estado esse valor é de 0,69.

Na avaliação do CFM, o país tem uma fragilidade em políticas públicas que estimulem a migração e fixação das equipes em áreas distantes ou de difícil provimento. Para José Hiran Gallo, presidente da entidade, há necessidade de políticas públicas para ampliar o acesso à saúde. 

“É imprescindível o desenvolvimento de uma política de recursos humanos robusta para a assistência ao SUS, enfatizando a criação de atrativos aos profissionais para sua fixação em regiões com maior dificuldade de provimento”, observa.

Cidade Verde