Início Destaque ADAPI inicia primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa...

ADAPI inicia primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2018

A ADAPI também está mobilizando os criadores para a vacinação contra a brucelose

Iniciou ontem (02) mais uma Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, realizada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI). Essa doença causa febre associada a bolhas na boca, tetas e entre as unhas dos bovinos, búfalos, caprinos, ovinos, suínos e animais silvestres. O médico veterinário da ADAPI de Picos, Edilton Pedro, falou sobre o período para a vacinação e como funciona o processo de aquisição e aplicação das doses.

“Essa vacinação já tem um calendário previsto, onde a primeira etapa começou ontem, e a segunda vai ser em novembro. Nessa primeira etapa ela volta a vacinar todo o rebanho bovino, não importa a idade, já na segunda etapa só serão vacinados o rebanho de até 24 meses de idade, com a previsão de chegarmos a 2020 livres de febre aftosa”, destacou o médico veterinário.

Edilton Pedro destaca que o proprietário do rebanho não necessita ir até o centro da ADAPI para fazer a solicitação da vacinação dos animais. “De acordo com seu rebanho bovino, eles já sabem quantas doses devem comprar nas casas veterinárias. A solicitação só é necessária quando os criadores estão inadimplentes”, falou o veterinário.

A unidade de Picos, atualmente trabalha diretamente com 10 municípios da região. Edilton explica que no caso dessa vacina, cada cidade possui pessoas habilitadas para a aplicação, ou até o próprio dono pode estar aplicando, desde que ele possua um conhecimento prévio.

Brucelose

Além da vacinação contra a febre aftosa que tem um período programado durante o ano para acontecer, a ADAPI também realiza outra campanha de vacinação que acontece durante todo o ano, que é contra a doença Brucelose, ela é contagiosa e atinge vários animais domésticos, inclusive o homem. O médico veterinário explicou sobre os perigos da doença e como e onde as doses da vacina podem ser adquiridas.

“Existe um controle que é uma recomendação do Ministério da Agricultura, que é para o combate da brucelose com a vacinação das espécies fêmeas de 3 a 8 meses de idade com a vacinas B19, e os animais que já passaram dessa faixa etária, vacinam com a RB51. A medida passa a prevenir que tanto os animais, quanto o ser humano adoeçam da brucelose”, contou o veterinário.

O veterinário destaca a importância de realizar esse controle contra essas doenças, tanto a brucelose como a febre aftosa, com o intuito de prevenir a saúde humana e a dos animais, como também para melhorar a comercialização e exportação bovina para outros estados.

Segundo Edilton Pedro, a vacina pode ser adquirida em qualquer casa veterinária, que tenha sido acompanhada e fiscalizada pela ADAPI, que estejam capacitados e autorizados para a comercialização do medicamento, mas ele alerta que no caso específico da brucelose o criador não pode aplicar a vacina.

CONFIRA O ÁUDIO DE EDILTON PEDRO-