Início Destaque Professores de Geminiano recebem orientação sobre saúde vocal

Professores de Geminiano recebem orientação sobre saúde vocal

Em alusão ao Dia Mundial da Voz, comemorado nesta segunda-feira, 16 de abril, professores da rede municipal de ensino de Geminiano participaram de uma palestra sobre a importância dos cuidados com a voz. O evento aconteceu no Ginásio João Joaquim de Araújo e foi idealizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).

A carreira docente é uma das que apresentam maior risco para o desenvolvimento de um problema vocal, também chamado disfonia. A falta de treinamento vocal e o conjunto de condições desfavoráveis do ensino são fatores que predispõem a tal problema.

Por isso, para prevenir problemas futuros, durante três horas os educadores receberam informações repassadas por profissionais da área sobre o funcionamento do aparelho fonador – principalmente a laringe e faringe – e os cuidados necessários que todos devemos ter para preservar a voz.

 

Valorização profissional

Entre os projetos voltados para a Educação do município, a secretária Érica Carvalho frisa o interesse da gestão pela valorização profissional e a satisfação pessoal dos servidores. “Este é mais um momento dedicado aos profissionais da educação. Ele faz parte do nosso projeto que prestigia os servidores e reflete na melhor qualidade de vida de cada um”, explica.

Paulo Marques, representando a classe de professores, ressaltou a importância de eventos que contribuam para o bem-estar dos docentes. “Eu entendo que momentos assim vêm somar e acabam por refletir no nosso trabalho, na maneira como conduzimos as nossas ações no dia a dia das salas de aulas”, afirma o professor.

A nutricionista Helionildes Bezerra, responsável pela alimentação das escolas do município, lembrou que a atividade serve para orientar e auxiliar os professores. “O intuito dessa ação é auxiliá-lo no uso correto da voz, que é a sua principal ferramenta de trabalho”, destaca.

Veja fotos: