Início Destaque Coordenador do Procon de Picos orienta consumidores sobre compras na internet

Coordenador do Procon de Picos orienta consumidores sobre compras na internet

No dia 15 de março de 1983 foi nomeado o dia do consumidor, data esta que busca salientar a importância de oferecer aos consumistas mais segurança, proporcionar possibilidade a escolha de serem ouvidos e também transmitir informações em relação aos seus direitos enquanto consumidores. No Brasil o Código de Defesa do Consumidor é de Lei nº 8.078 e entrou em vigor no dia 11 de março de 1991, firmando de fato esse direito.

Mercado
Com o firmamento dessa data, o mercado varejista busca atender as necessidades da população e fazer jus a esse dia, em muitas lojas as promoções começam a surgir na semana do dia do consumidor, não especificamente no dia 15. O comércio disponibiliza promoções e ofertas com preços baixos, afim de satisfazer os clientes e lucrar em cima disso.

Procon
Nomeado como Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon é representado por uma organização responsável em ajudar o consumidor a solucionar seus problemas e conflitos, para registrar uma ocorrência é necessário que a pessoa procure o Procon responsável pela sua região, para assim registrar suas reclamações. Em várias cidades existem sedes responsáveis por resolver os assuntos dos seus municípios.

Cuidados
O coordenador do Procon de Picos, Fabrício Eulálio fala que nessa data é importante frisar para a sociedade a representação da defesa do consumidor e lembrar que eles podem contar com a proteção do Procon para reivindicar os seus direitos, pois o percentual de resolutividade chega a 90%. As principais reclamações dos consumidores são quanto a telefonia móvel e  com o serviço de água e de luz, ele alerta também quais cuidados a população deve ter ao fazer compras online, pois é importante analisar quais sites são realmente confiáveis, quais são os percentuais de desconto e comparar os preços antes para o preço atual, ele ainda cita o Ebit como um site de verificação de confiabilidade das lojas.

(Coordenador do Procon, Fabrício Eulálio- Foto: Reprodução da Internet- Romário Mendes)

“Tem alguns sites de verificação. Quais são os sites que não são confiáveis para a compra online? Como por exemplo tem o Ebit, o Ebit é uma plataforma online que você pode encontrar quais são esses sites que estão com uma pontuação negativa, que não são confiáveis para a compra online”, afirmou.