Início Destaque Campanha Outubro Verde chama atenção para combate à sífilis em Picos

Campanha Outubro Verde chama atenção para combate à sífilis em Picos

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Picos realiza durante todo este mês de outubro ações voltadas para a campanha Outubro Verde, mês de prevenção e combate à sífilis. As atividades tiveram início nesta segunda-feira (10).

O coordenador do CTA, Fabio Bernardes, explica que as atividades tem como objetivo orientar e levar uma mensagem sobre a importância do diagnóstico precoce.

“Nós estamos realizando em vários locais aqui de Picos algumas atividades, começamos ontem pela avenida Severo Eulálio, nós fizemos atividades ontem que foi de 16:30 da tarde até 19:30 da noite e iremos fazer em outros locais, como por exemplo, na praça do junco, além do posto de saúde, avenida Beira Rio e também em outros pontos de alta vulnerabilidade aqui em Picos”, disse.

Segundo o coordenador, nos últimos anos, a sífilis vem chamando atenção devido ao elevado número de casos. Ele explica que a doença muitas vezes não apresenta sinais e sintomas, ou seja, a pessoa tem a infecção e não sabe. E o aumento da sífilis entre os jovens picoenses tem causado grande preocupação.

“Os índices que apareceram esse ano, em 2021 o ano todo, tivemos 156 casos de sífilis, nesse ano já tivemos 105 casos, é um índice muito elevado, a gente tem que estar em alerta, por isso que nós estamos fazendo uma campanha bem assídua, e eu queria frisar nesses casos de sífilis que uma grande parte é do público jovem, por volta de mais ou menos 46%, e também tem outras faixas etárias, entre elas idosos e o público adulto, a gente tem que tá em alerta”, orientou.

O profissional reforça que o meio mais seguro de se proteger é usando o preservativo.

“A prevenção mais indicada é o uso do preservativo, nós aqui do CTA deixamos o preservativo bem na frente, para a pessoa ter livre acesso a pegar a qualquer momento, a qualquer hora”, conta.

Na programação ainda terão atividades marcadas para o dia 17 de outubro, na Avenida Beira Rio -16h40 às 19 horas, na academia de saúde.

No dia 21 de outubro terá o Dia D, em frente ao CTA (localizado na Rua Monsenhor Hipólito, 551 – Centro), de 8h às 11h30.

No dia 27 de outubro, ocorre uma ação no Posto do Junco, localizado próximo à Praça do PCC, das 8h às 11h30.

Confira a entrevista

Fabio Bernardes