CTA de Picos (Foto: Wagner Araújo)

O Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos (CTA) está disponibilizando dois novos exames relativos à ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), o da Chlamydia e Gonorreia, os exames são realizados em gestantes e pessoas que tiverem relação sexual desprotegida. Os dois exames são realizados através da coleta de urina.

O coordenador do CTA, Fábio Bernardes, explica que os sintomas tanto da Chlamydia como da Gonorreia são silenciosos, por isso a importância de fazer os exames a cada três meses.

Fábio explica como o paciente deve proceder para realizar o exame. “Para fazer os exames de Chlamydia e Gonorreia, o ideal é que seja o primeiro jato de urina do dia, mesmo que não seja a primeira, pedimos que o paciente aguarde por volta de uma hora do último xixi, aí é feita a coleta, é necessário esse período”.

Ele destacou que as pessoas estão perdendo o medo e o receio de procurar os serviços do CTA.

“ A gente está com uma procura satisfatória, principalmente os jovens, hoje a gente observa aqui no CTA um público cada vez mais jovem, principalmente eles por serem o público mais acometido às doenças sexualmente transmissíveis”, concluiu.

Confira a entrevista completa

Fábio Bernardes