Os professores do Instituto Federal do Piauí (IFPI) vão entrar em greve a partir da próxima segunda-feira (15). O anuncio foi feito nesta quarta-feira (10), dia em que os demais servidores da instituição entraram em greve. As manifestações grevistas foram comunicadas ainda ontem para o COLDIR, que é o Colégio de Dirigentes da instituição, composto pelo reitor(a) – que preside o Coldir; além dos(as) pró-reitores(as), e os(as) diretores(as)-gerais dos campi.

greve é por tempo indeterminado e, segundo o Sindicato dos Docentes da instituição (SINDIFPI), tem como principais motivações as “perdas salariais acumuladas nos últimos anos, os cortes de investimento na educação pública e medidas que precarizam a atuação docente”. A categoria afirma que o “governo tem se negado a reconhecer as reivindicações da categoria e insistindo na precarização das instituições de ensino federais”.

O SINDIFPI já solicitou à Reitoria a suspensão dos calendários acadêmicos vigentes dos campi, além da reprogramação das férias dos(as) docentes e o agendamento de uma reunião entre a Reitoria e a Coordenação Estadual da SINDIFPI para a próxima segunda, no turno da tarde. A reitoria do IFPI informou por meio de nota que espera “que as negociações entre o governo e os sindicatos evoluam o mais rápido possível, e que ambos encontrem uma solução que contemple a pauta de reivindicações dos trabalhadores permitindo um retorno breve das atividades escolares”.

Confira na íntegra a nota do IFPI sobre a manifestação grevista

O Colégio de Dirigentes (COLDIR) do Instituto Federal do Piauí vem a público divulgar Nota Oficial sobre o movimento de greve, comunicado por meio de ofício à reitoria, deflagrada pelos(as) servidores e servidoras da Instituição vinculados(as) à Seção Sindical dos Servidores do Instituto Federal do Piauí (SESISIFPI) / Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) com início previsto para quarta-feira, (10/04) e à Seção Sindical dos(as) Docentes do Instituto Federal do Piauí (SINDIFPI) / Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES) com início previsto para segunda-feira, 15/04.

 A gestão do IFPI reconhece a legitimidade e a legalidade do movimento de greve ao tempo que corrobora com a pauta de reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras no sentido de termos uma educação pública, gratuita e de qualidade. Ademais, informamos que haverá pleno diálogo com os/as servidores/as para garantir o livre exercício de direito à greve, simultaneamente à garantia do funcionamento dos serviços essenciais.

Às/aos estudantes do IFPI e seus familiares, reiteramos nosso compromisso em oferecer uma educação de qualidade direcionada às demandas sociais e comunicamos que envidaremos todos os esforços para garantir o pleno direito dos alunos. Por fim, esperamos que as negociações entre o governo e os sindicatos evoluam o mais rápido possível, e ambos encontrem uma solução que contemple a pauta de reivindicações dos trabalhadores permitindo um retorno breve das atividades escolares.

Portal O Dia