O Festival Mundial da Juventude que ocorreu de 29 fevereiro a 07 de março de 2024 na Rússia contou com a participação de cerca de 200 mil jovens de 188 países do mundo.

A delegação brasileira esteve presente no evento mundial com 300 jovens, entre eles, dois piauienses estiveram representando nosso estado. A professora e ativista Isabel da Silva também esteve presente no evento e comentou sobre como funciona o processo de seleção de jovens para o evento internacional.

“O processo seletivo árduo, com redação, vídeo, portfólio, nós conseguimos passar por esse processo e lá representar o nosso estado, nosso país em discussões extremamente importantes para o país para o nosso município”.

Beel, como também é conhecida, destaca sobre a importância evento e revela que temas como o protagonismo jovem e a participação da mulher foram temas bastante discutidos em mesas de debate, levantando a bandeira da mulher nos espaços de política, da produção de ciência, e da representação social. Ela também alerta sobra a importância de estar atento às questões ambientais, e como somos sempre citados em eventos.

A ativista ainda elogiou a participação dos jovens brasileiros durante o evento. “O Brasil foi um dos principais no direcionamento de algumas pautas como a questão do fim do genocídio na Palestina, nós junto com a delegação de Cuba. Puxamos o ‘Palestina livre’ durante o desfile das delegações, então é um momento que a gente mostra que a juventude brasileira, ela está engajada nas pautas políticas sociais, mas também na construção de um mundo mais unitário com uma construção que seja mais alinhada com as pautas da população dos povos como um todo e nas defesas da vida”, explicou.

Segundo o o Russia Beyond, o Festival é inspirado em outros festivais juvenis realizados na Rússia, como os de 1957 e 1985, que contaram com dezenas de milhares de participantes de todo o mundo. O último festival deste tipo foi realizado em 2007.