O deputado Franzé Silva (PT), presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), apresentou nesta terça-feira (26) uma proposta para alterar o termo “pessoa portadora de deficiência” para “pessoa com deficiência” na constituição estadual.

Na proposta, o parlamentar argumenta que apesar do termo “portador de deficiência” ter sido bastante difundido entre os anos de 1986 e 1996, porém, passou a ser considerado equivocado pela  Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

“O termo passou a ser rechaçado com o argumento de que as pessoas não portam deficiência; que a deficiência não é um objeto que poder ser retirado e colocado, ‘que às vezes portamos e às vezes não portamos’”, destaca o texto da proposição. 

A sugestão de atualização do termo na constituição ocorre dois dias após Franzé Silva denunciar e registrar um boletim de ocorrência contra um homem, que teria descriminado seu filho, uma criança autista de seis anos, em um restaurante de Teresina. 

Segundo o deputado, a situação teria acontecido após o menino não respeitar a fila de um brinquedo. Nesse momento, uma criança que estava no local correu chorando ao pai, que teria dito: “lugar de autista não era ali, que ficasse em casa, que não era pra estar com outras crianças”

Fonte: Cidades na net