O Ministério da Saúde lançou uma nota onde antecipou a vacinação da campanha contra a gripe para o dia 25 de março. Normalmente a vacinação concorria entre a terceira semana de abril para início de maio. O coordenador de imunização de Picos, Yago Carvalho, conta que está aguardando informação do Estado para repassar o calendário vacinal.

“Desde o ano passado uma antecipação desse vírus e para priorizar alguns grupos, os prioritários como gestantes, idosos, crianças, ele vai antecipar para partir do dia 25 de março. A gente está aguardando informação do Estado para repassar o calendário vacinal”, destacou.

Sobre a vacinação da HPV, Yago explica que está disponível em todas as salas de vacinação.

“A vacinação da HPV é extremamente importante em crianças de 9 a 14 anos. Essa vacina de rotina nós temos nas 17 salas de vacina, então a faixa etária de 9 a 14 anos você pode estar procurando a UBS mais próxima para realizar a vacinação. Todas as 17 salas de vacina a gente tem a demanda para o HPV. Tanto a do HPV como a do tétano são vacinas de rotina, tá bom? Essas vacinas de rotina têm em todos os postos, normalmente a gente manda para os postos mensalmente”, disse.

A iniciativa tem o objetivo de reduzir contágios, complicações, internações e mortalidade, decorrente da infecção, na população-alvo da vacinação. 

Confira a entrevista

Yago Carvalho